Tuesday, July 17, 2007

Bandeira Azul. Onde?


Imagem do Jornal Expresso, Verão 2007


As medidas de preservação ambiental, implementadas, são distintas de município para município, também este jeito caracteriza a singularidade de cada concelho. E, aumenta a riqueza patrimonial sobre determinada região - ou não -, bem como, ou melhor ainda, equidistante com os aspectos sociais, históricos, económicos e geográficos.
O ambiente assume, hoje, numa grande parte das autarquias, uma posição privilegiada. Constitui uma prioridade individual, edificar a consciência que a qualidade ambiental está directamente relacionada com gestos diários, que dependem, na sua totalidade, de comportamentos.
Em marcha o Projecto ECO XXI procura reconhecer as práticas sãs de sustentabilidade desenvolvidas ao nível do município. A participação no Projecto ECO XXI é voluntária, assim, é responsabilidade de cada autarquia, a decisão de apresentar candidatura. A ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) desenvolve em Portugal, campanhas, projectos e programas direccionados à mudança de comportamentos através da sensibilização e educação ambiental, reconhecendo os municípios pelas "boas práticas". O ano "zero" do Projecto ECO XXI foi em 2005, nele participaram trinta e oito (38) municípios: Albufeira, Alcobaça, Almada, Angra do Heroísmo, Aveiro, Azambuja, Bragança, Caldas da Rainha, Cantanhede, Cascais, Coimbra, Entroncamento, Esposende, Figueira de Castelo Rodrigo, Ílhavo, Lagos, Loulé, Matosinhos, Oeiras, Ovar, Paredes, Pombal, Ponta Delgada, Porto, Porto Moniz, Praia da Vitória, Santarém, Santo Tirso, São Brás de Alportel, São João da Madeira, Setúbal, Sever do Vouga, Sintra, Tavira, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila do Bispo e Vila Nova de Gaia. Destes, quinze (15), alcançaram os objectivos mínimos: Albufeira, Aveiro, Azambuja, Bragança, Caldas da Rainha, Cantanhede, Esposende, Ílhavo, Oeiras, Ovar, Porto, Praia da Vitória, Santo Tirso, Sever do Vouga e Vila de Bispo. Dezassete (17) alcançaram os objectivos definidos: Alcobaça, Angra do Heroísmo, Cascais, Coimbra, Lagos, Loulé, Matosinhos, Pombal, Ponta Delgada, Santarém, São Brás de Alportel, Setúbal, Sintra, Tavira, Torres Vedras, Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia. Almada, único município que, alcançou mérito face aos objectivos definidos, e os restantes municípios obtiveram, apenas, o resultado de participação, face aos objectivos definidos para 2005.
Relativamente ao ano 2006, não se identificam, os municípios que se candidataram ao Programa ECO XXI, mas pela imagem que se apresenta, dá para antever, os que se candidataram! A imagem espelha parte da costa portuguesa, onde algumas praias foram premiadas com Bandeira Azul, para a época balnear de 2007.
Que vazio!
Que provoque e, favoreça uma reflexão crítica.
"(...) Os cidadãos compreendem hoje que a grande tarefa não é a de procurar um ideológico da História, mas o de assegurar a sua continuidade indefinida, em condições de dignidade para os vindouros."
Estratégia Nacional Para o Desenvolvimento Sustentável - ENDS. 2005-2015. Portal do Governo on-line.

Tuesday, July 3, 2007

Vila de Aver-o-Mar

Festa comemorativa da elevação de Aver-o-Mar a vila.

Os olhos de Aver-o-Mar ficaram no Largo da Igreja.






Manuel Gomes da Torre, professor catedrático

Luisa DaCosta, escritora

Tuna Masculina do Instituto de Engenharia do Porto








Sunday, July 1, 2007

MG - IV


MG sim ou não? Subsiste a dúvida.
De uma forma geral, os argumentos a favor da MG assentam em questões económicas, tecnológicas e na necessidade da ciência avançar - competição mundial de produtos agrícolas, aumentar a produção de alimentos a um baixo custo, etc. Também se advoga que os alimentos transgénicos (alimentos que possuem no seu ADN um gene alheio, isto é, foi-lhes introduzido um gene de outro ser vivo para lhes melhorar/alterar determinadas características) trazem benefícios para a saúde, um alimento pode ser enriquecido com um componente nutricional essencial. Exemplos de alimentos transgénicos:
O feijão que, por inserção do gene da castanha-do-pará, passou a produzir metionina, um aminoácido essencial. O arroz MG contém vitamina A em quantidades mais elevadas. O tomate MG possui três vezes mais vitamina A, do que apresenta em condições normais. É possível colher plantas com a função de prevenir, reduzir ou evitar riscos de doenças, através da produção de proteínas e até mesmo vacinas. Obter coalho para queijos através de bactérias, como é o caso da Echerichia coli transgénica, revela-se hoje possível. A produção de fermentos para panificação e enzimas industriais com bactérias transgénicas, também se declarou uma realidade, tal como, produzir aspartame (adoçante artificial) utilizando enzimas transgénicas na sua preparação.
"A Engenharia Genética (EG) permite que se componham alterações pontuais nos genomas, utilizando genes cuja acção é estudada antes e depois de serem inseridos na planta. Já a obtenção convencional de híbridos por cruzamento envolve um conjunto de genes que não são conhecidos. É como abater um alvo no escuro". Opinião de Dr. Manuel Teixeira Souza Júnior, Geneticista e Investigador.
Através da EG é possível diminuir o uso de pesticidas e alcançar alimentos mais nutritivos, resistentes a pragas e capazes de suportar um período maior de armazenamento, sem que com isso, se alterem.
A bactéria Echerichia coli é capaz de produzir insulina humana através da introdução do gene humano para a síntese desta proteína no seu ADN - a insulina é indispensável para o tratamento da diabetes. Em fase de estudo e testes encontramos vacinas alimentares; através da EG, "unem-se" linfócitos (glóbulos brancos) com outras células de crescimento rápido. O resultado é o fabrico de anti-corpos e vacinas que chegarão ao mercado mais rapidamente. A um andamento menos longínquo, está a Biotecnologia Genética (BG) que, hoje, apresenta os primeiros passos na regeneração de órgãos e tecidos humanos. Se até aqui, tudo se apresentava complicado e até difícil de digerir, com a introdução da BG, a ciência parece tornar-se desconforme e, em parte, até distante. Pelo menos assim pretendemos encarar os procedimentos médicos na BG, como algo que anuncia num ecrã, portanto, para amanhã. Dolly. Células estaminais. Alzheimer. Clonagem. Genoma Humano: Mapeamento e Projecto. Eugenia. Não. Hoje não estamos disponíveis.
Não resistimos à tentação de fazer algo, só porque o podemos fazer. Por isso, existem dias, em que ando a matutar na ideia: a vaidade e a necessidade de afirmação de certos seres humanos é muito mais perigosa do que, qualquer, clonagem.