Friday, October 30, 2009

Parabéns Nuco!!!

.
Nuco, completas seis anitos, neste dia ainda cheio de Sol (hoje um pouco mais envergonhado, do que nos dias anteriores. Mas sol!)! Até aqui tudo bem. Acontece que te desejo muitos parabéns pelos teus 1084 anos, ao invés dos seis anitos!!!

Vês querido, como a tia não se esqueceu?!
Quando, no outro dia, me dizias: sabes Tia Cristina eu não quero fazer 6 anos. Quero fazer 1084 anos! Ficar muito grande! Assim… vês? E apontavas com a tua mãozita uma medida no ar… A maior que a tua imaginação (e o braço!) alcançava!
Nuco, quando pronunciaste este número, parecia que se tratava do maior número de todos, o último da ordem, e efectivamente é. Para ti, hoje, é! E é o que importa, não?
Enquanto me explicavas este teu desejo, os teus olhitos brilhavam, e sorriam para mim, e nesse momento decidi: Tiago, mas se queres fazer 1084 anos, fazes! Ficaste parado, a pensar: será que posso mesmo? Nesse instante, disse-te: a tua festa vai ser na casa da tia, não vai? Então eu decido. Vais fazer 1084 anos! Nesse momento abraçaste-me com um carinho e uma ternura infinita, e os meus olhos ficaram húmidos de tanta alegria!
Nuno, a tia nunca se esquece de nada que seja importante para ti, e claro, tudo quanto te faça muito feliz! Assim, terás, hoje, ao jantar a tua comida preferida (leitão com muito molhinho!), o teu bolo de eleição, de chocolate, claro está (!), e a mousse da Tia Cristina.
O desenho que escolhi para ilustrar esta mensagem é teu! Mais logo terás um embrulho lindo! Não posso dizer o que é, pois trata-se de outra surpresa!

Com amor,

Tia Cristina

Monday, October 26, 2009

Sem-cerimónia

Foi alimentando as emoções até ao auge da fúria.
Ele que se atrevesse a censurá-la!



XVIII Governo

.
Tomada de posse, hoje, do XVIII Governo Constitucional:
(nomes da esquerda para a direita e respectivas pastas)
.
1. José Sócrates: Primeiro-ministro
2. Luís Amado: Negócios Estrangeiros
3. Teixeira dos Santos: Finanças
4. Silva Pereira: Presidente do Conselho Ministros
5. Augusto Santos Silva: Defesa
6. Rui Pereira: Administração Interna
7. Alberto Martins: Justiça
8. Vieira da Silva: Economia
9. Maria Helena André: Trabalho
10. Ana Jorge: Saúde
11. Isabel Alçada: Educação
12. Mariano Gago: Ciência e Ensino Superior
13. Gabriela Canavilhas: Cultura
14. Jorge Lacão: Assuntos Parlamentares
15. João Tiago Silveira: Secretário Estado para a Presidência da Conselho de Ministros
16. António Serrano: Agricultura
17. Dulce Pássaro: Ambiente
18. António Mendonça: Obras Públicas

Wednesday, October 21, 2009

Senhor eurodeputado, o que me diz, de se entroncar no movimento islamita?





O senhor eurodeputado não tem de se sentir ofendido com as palavras e a forma de pensar de José Saramago. E nós, com as suas palavras? E o próprio Saramago? Foi um déjavu, este episódio, na distância de duas décadas (quase!).
Além do mais, senhor eurodeputado, as suas responsabilidades no parlamento europeu – penso, atenção… penso eu (e baixinho…) –, estão, ou deveriam estar centradas numa temática diferente! Se não vejamos: onde fica a promoção da união entre os povos, senhor eurodeputado? É das suas responsabilidades? Não?! Então o que é que o senhor pediu, a um concidadão seu? A renuncia da cidadania portuguesa?! Pretende regressar ao tempo da escravidão, mas agora, intelectual? E o tempo das fogueiras? Também pretende?
É terrível constatar que, ainda, muito boa gente teima em não contestar usos e costumes. E pior, esteriliza quem o pretende fazer! Tratam-se de resistências infundadas e, no meu ponto de vista, ligeiramente apatetadas!
Para quando dar um fim aos crimes na humanidade em nome da tão estafada Bíblia!
Basta!
Vamos arrumar a inquisição no bolso, e seguir em frente. Vamos aceitar debater ideias consideradas fracturantes, sem aprioris! A liberdade que conquistámos, também é uma liberdade interpretativa, feita de expressões e debates de ideias! Só assim teremos a tão desejada democracia de ideias!



“Não vou ler o livro, que eu saiba não é obrigatório!”
Mário David, Eurodeputado social-democrata e vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE), eleito pelo PSD, in RTP, 21 de Outubro de 2009.

Monday, October 19, 2009

"Caim" a nova obra de José Saramago


José Saramago lançou a sua mais recente obra, “Caim”, ontem à noite, no Museu do Município em Penafiel. Belíssimo museu, por acaso! A construção de “Caim”, segundo o autor, foi cimentada em alguns episódios do livro sagrado, intrigantes episódios para Saramago. “Há uns não sei quantos episódios que não se percebe bem por que se tornaram referencias culturais e filosóficas da civilização judaico-cristã”, disse Saramago.
.
Eu, claro está, fiquei na primeira fila, perto de Pilar, sua mulher, e o mais perto possível do Prémio Nobel da literatura. E durante quase uma hora e meia, fiquei presa às palavras de Saramago. Às palavras, aos conceitos, aos movimentos, ao raciocínio e voei… como voou o tempo no serão de domingo à noite! Só acordei para o tempo quando ouvi “Hoje não vão haver autógrafos, mas assinarei e datarei todos os livros de todas as pessoas que aqui estão”. Nesse momento, dei inicio ao arquivo de algumas mensagens de Saramago, trouxe-as penduradas em mim, e, hoje aqui partilho, com quem as conseguir ouvir:
“O homem procura duas coisas durante a sua vida: a felicidade e a liberdade.”; “Pela primeira vez fui forçado - repito: forçado, não obrigado! -, a escrever páginas eróticas que nunca me tinha passado pela cabeça que alguma vez escreveria; é a pura luxúria daqueles dois (Caim e Lili)”; “Se a Bíblia está cheia de horrores e violências, carnificinas, como é que muitas pessoas simples de espírito aceitaram ter em casa um livro que deve estar cuidadosamente escondido das mãos de uma criança?”; “É por isso que eu costumo chamar à Bíblia um manual de maus costumes”; “Eu não tenho contas ajustar com Deus”; “O bem e o mal, está tudo na cabeça do homem”; “Não invento nada, permito-me pôr à vista o que está escondido por baixo e levanto uma pedra para que o leitor veja o que está por baixo”.

“A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele.”
.
José Saramago, in “Caim”

Friday, October 9, 2009

Obama é Nobel da Paz


Fiquei surpreendida com a notícia que recebi, hoje pela manhã, no meu telemóvel. Foi um amigo meu, que gentilmente me anunciou, e sem querer, rasgou-me um sorriso no rosto - tem já uns dias que os meus músculos estão presos para sorrir…
Este Nobel da Paz, acordou o mundo, ou pelo menos teve, também, esse propósito. Por um lado, reconhecer os esforços diplomáticos internacionais e a cooperação entre os povos, que o presidente Obama vem promovendo. Por outro lado, incitando o homem a acreditar num novo paradigma para a humanidade, que assenta em valores, hoje em desuso, e que Obama nos fez voltar a acreditar. Por fim, responsabilizar, incentivar e fortalecer Obama, para que, mesmo ele sinta e acredite que ainda pode mudar o mundo. Nós queremos e precisamos da sua coragem, frontalidade e rectidão.
Obrigada Obama por nos teres devolvido o sonho! O mundo tem os olhos e as expectativas, centradas em ti!

Thursday, October 8, 2009

Visita urgente!

.
.
.
.
.

Quem escreve nunca envelhece!


“Sou mulher, sou Marta e só posso escrever. Afinal, talvez seja oportuna a tua ausência. Porque eu, de outro modo, nunca te poderia abraçar. Deixei de ter posse da minha própria voz, se viesses agora, Marcelo, eu ficaria sem fala. E quando me escuto nem eu mesma me reconheço. Em assuntos de amor só posso escrever. Não é agora, é sempre, sempre foi assim, mesmo quando estavas presente.
E escrevo como as aves redigem o seu voo: sem papel, sem caligrafia, apenas com luz e saudade. Palavras que, sendo minhas, não moraram nunca em mim. Escrevo sem ter nada que dizer. Porque não sei o que te dizer do que fomos. Porque sou como os habitantes de Jesusalém. Não tenho saudade, não tenho memória: meu ventre nunca gerou vida, meu sangue não se abriu em outro corpo. É assim que envelheço: evaporada em mim, véu esquecido num banco de igreja.”
.
Mia Couto, in Jesusalém

Tuesday, October 6, 2009

Até breve, João!


Ontem, o momento foi de leveza. Para hoje, ficou no ar uma quietude típica dos dias em que nos despedimos de todos… inclusive de nós! Na pele e na alma vestimos um luto sentido. E, sem sentido!
Amanhã, com toda a certeza, o dia vai despertar, para nós – os teus amigos –, assim, meio sem vontade… com o pensamento centrado em ti, e no teu sorriso! No teu contagiante sorriso! Por agora, os sentimentos são impacientes, mas contidos! João, já temos saudades.

Monday, October 5, 2009

Ontem, foi na Fanc do Norteshopping



Depois do sucesso, entre muitos amigos, da apresentação do livro “Nuvem de Fumo”, no café Aloha – em Vila do Conde –, decorreu ontem, às 18h00, nova sessão, na Fnac do Norteshopping. Em ambos os eventos, o espaço revelou-se insuficiente, para acolher todos quantos quiseram apoiar, estimular e acarinhar um amigo.
Pela nossa parte, fomos felizes por estar contigo. Parabéns Garcia!




Thursday, October 1, 2009

Dia Internacional do Idoso





A todos os seniores um abraço apaixonado!
Aproveito o dia de hoje – Dia Internacional do Idoso –, para desejar, de coração, que todos os idosos vivam na vida de cada um de nós, que partilhem os dias por dentro do nosso tempo. E que ninguém, sem excepção, seja esquecido: num banco de igreja, numa casa fria, numa cama de hospital, num carinho perdido e soterrado – lá para atrás… na solidão que esconde o passado, num tempo perdido e longe e fora do tempo… É só isso!

Já agora, prolongue hoje, a sua generosidade e ofereça o seu sorriso ao primeiro sénior que encontrar! Ele vai agradecer!
(...e eu também!)