Tuesday, July 17, 2007

Bandeira Azul. Onde?


Imagem do Jornal Expresso, Verão 2007


As medidas de preservação ambiental, implementadas, são distintas de município para município, também este jeito caracteriza a singularidade de cada concelho. E, aumenta a riqueza patrimonial sobre determinada região - ou não -, bem como, ou melhor ainda, equidistante com os aspectos sociais, históricos, económicos e geográficos.
O ambiente assume, hoje, numa grande parte das autarquias, uma posição privilegiada. Constitui uma prioridade individual, edificar a consciência que a qualidade ambiental está directamente relacionada com gestos diários, que dependem, na sua totalidade, de comportamentos.
Em marcha o Projecto ECO XXI procura reconhecer as práticas sãs de sustentabilidade desenvolvidas ao nível do município. A participação no Projecto ECO XXI é voluntária, assim, é responsabilidade de cada autarquia, a decisão de apresentar candidatura. A ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) desenvolve em Portugal, campanhas, projectos e programas direccionados à mudança de comportamentos através da sensibilização e educação ambiental, reconhecendo os municípios pelas "boas práticas". O ano "zero" do Projecto ECO XXI foi em 2005, nele participaram trinta e oito (38) municípios: Albufeira, Alcobaça, Almada, Angra do Heroísmo, Aveiro, Azambuja, Bragança, Caldas da Rainha, Cantanhede, Cascais, Coimbra, Entroncamento, Esposende, Figueira de Castelo Rodrigo, Ílhavo, Lagos, Loulé, Matosinhos, Oeiras, Ovar, Paredes, Pombal, Ponta Delgada, Porto, Porto Moniz, Praia da Vitória, Santarém, Santo Tirso, São Brás de Alportel, São João da Madeira, Setúbal, Sever do Vouga, Sintra, Tavira, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila do Bispo e Vila Nova de Gaia. Destes, quinze (15), alcançaram os objectivos mínimos: Albufeira, Aveiro, Azambuja, Bragança, Caldas da Rainha, Cantanhede, Esposende, Ílhavo, Oeiras, Ovar, Porto, Praia da Vitória, Santo Tirso, Sever do Vouga e Vila de Bispo. Dezassete (17) alcançaram os objectivos definidos: Alcobaça, Angra do Heroísmo, Cascais, Coimbra, Lagos, Loulé, Matosinhos, Pombal, Ponta Delgada, Santarém, São Brás de Alportel, Setúbal, Sintra, Tavira, Torres Vedras, Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia. Almada, único município que, alcançou mérito face aos objectivos definidos, e os restantes municípios obtiveram, apenas, o resultado de participação, face aos objectivos definidos para 2005.
Relativamente ao ano 2006, não se identificam, os municípios que se candidataram ao Programa ECO XXI, mas pela imagem que se apresenta, dá para antever, os que se candidataram! A imagem espelha parte da costa portuguesa, onde algumas praias foram premiadas com Bandeira Azul, para a época balnear de 2007.
Que vazio!
Que provoque e, favoreça uma reflexão crítica.
"(...) Os cidadãos compreendem hoje que a grande tarefa não é a de procurar um ideológico da História, mas o de assegurar a sua continuidade indefinida, em condições de dignidade para os vindouros."
Estratégia Nacional Para o Desenvolvimento Sustentável - ENDS. 2005-2015. Portal do Governo on-line.

2 comments:

José Leite said...

Sinceramente... este blogue merece
BANDEIRA AZUL!

Anonymous said...

ler todo o blog, muito bom