valter hugo mãe vence Prémio José Saramago com o livro "O remorso de baltazar serapião". O romance publicado pela QUIDNOVI Literatura Portuguesa, em Abril de 2006, acaba de ser agraciado com o prestigiado Prémio José Saramago.

Numa Idade Média brutal e miserável, Baltazar Serapião casa com a mulher dos seus sonhos e - tal como o pai fizera antes com a mãe e com a vaca, fêmeas irmanadas em condição e estatuto familiar - leva muito a sério a administração da sua educação. Mas o senhor feudal, pondo os olhos na jovem esposa, não desiste de exercer sobre ela os seus direitos... Entregue aos desmandos do poder e do destino, Baltazar será então forçado a seguir por caminhos que o levarão ao encontro da bruxaria, da possessão e, finalmente, do remorso.
Com um notável trabalho de linguagem que recria poeticamente a língua arcaica e rude do povo, o remorso de baltazar serapião, de valter hugo mãe - autor, entre outros, de o nosso reino, seleccionado pelo Diário de Notícias como um dos melhores romances portugueses de 2004 -, é uma tenebrosa metáfora da violência doméstica e do poder sinistro do amor.
(texto na contracapa do livro)
Parabéns valter!
Beijo-te e abraço-te com carinho.
2 comments:
Não conheço. Obrigado pela dita. Vou comprar e ler.
Parabéns ao escritor.
O romance histórico está na moda e serve para recriar situações que podem ser pedagógicas (são-no) e perfeitamente actualizadas (com as devidas limitações temporais), como é o caso da violência doméstica e afins.
Parabéns ao autor (VWM) e a quem deu o merecido galardão.
Post a Comment