Wednesday, April 29, 2009

Alerta pandémico de nível 5




A Organização Mundial de Saúde elevou, esta quarta-feira, numa reunião de emergência, o risco de alerta pandémico para cinco (numa escala de seis) devido à multiplicação de casos de gripe suína em vários pontos do mundo. Entretanto, surgiram as primeiras suspeitas de casos da nova gripe na África do Sul.

O nível cinco significa que existem surtos de maiores dimensões, mas que a transmissão de pessoa a pessoa é ainda localizada, o que indica que o vírus está a adaptar-se de forma gradual ao hospedeiro humano mas ainda não conseguiu um nível de transmissão considerado como eficaz.

«Tendo em conta toda a informação disponível e as consultas que foram feitas a especialistas, decidi aumentar o actual nível de alerta pandémico da fase quatro para a fase cinco», disse a directora-geral da OMS, em conferência de imprensa.
Margaret Chan alertou que «pandemias de gripe devem ser levadas a sério, precisamente devido à capacidade que têm para se espalhar rapidamente a todos os países do mundo».

A responsável considera que a preparação para a gripe das aves, que não chegou ao nível de pandemia, deixou o mundo bem preparado.
«Todos os países devem activar imediatamente os planos de preparação para uma pandemia» e «manter-se em alerta quanto a casos invulgares de doenças parecidas com gripe ou pneumonia», acrescentou.

A este nível, continuou, «medidas essenciais e necessárias incluem grande vigilância, detecção precoce, tratamento de casos e controlo de infecção em todos os estabelecimentos de saúde».
TSF, on line, hoje 21:07

No comments: