Sunday, April 26, 2009

Emergência de Saúde Pública Internacional


No centro deste problema está a propagação do vírus da gripe suína, H1N1 aos humanos, e a sua intrigante mutação, tornando-o particularmente agressivo. Os especialistas sanitários garantem estar perante um novo vírus que pode ser propagado pelas vias respiratórias. Segundo a OMS, e referindo-se a esta temática, “tem um potencial para provocar uma pandemia”. Os sintomas são muito semelhantes aos da gripe: febre, tosse, dores, diarreia e vómitos.

Em Portugal não existe nenhum caso assinalado, mas o Governo desaconselha viagens para o México, local onde centenas de casos estão sob suspeita e 81 pessoas já morreram. A televisão emite alertas permanentemente, e o Governo suspendeu todas as actividades públicas e proibiu as concentrações, as escolas foram encerradas, bem como, as salas de espectáculos. Aconselha-se a população a andar de mascara, que são distribuídas gratuitamente, e pede-se para evitarem beijar.
Para além do México estão confirmados mais 29 casos nos Estados Unidos e 6 no Canadá.
Em Espanha estão 6 casos sob suspeita, bem como, em França com 2 casos e em Israel com 1 caso, e na Nova Zelândia são 10 os casos que estão em quarentena.

No comments: