Monday, November 1, 2010

A Fatura Geral do Estado


Aquilo que Teixeira dos Santos apresentou não é bem um orçamento. Já é a fatura.
.
É sabido que, em termos de crise, a criminalidade aumentada, mas a capacidade criativa dos bandidos portugueses consegue ser sempre surpreendente.
(...)
É evidente que há, no Ministério das Finanças, uma confusão enorme relativamente à natureza dos documentos comerciais. Aquilo que Teixeira dos Santos apresentou não é bem um orçamento. Já é a fatura. E temos uma conta calada para pagar. Bem vistas as coisas, Portugal não é bem um país, é um mau negócio: é demasiado caro para aquilo que oferece.
(...)
Recordo que este Orçamento vem impor austeridade à política de austeridade anterior, que não se revelou suficientemente austera. Tendo em conta a capacidade que a crise tem tido para resistir aos nossos sacrifícios, é possível que haja novas medidas de austeridade em breve. Um novo aumento de IVA parece fora de hipótese, e torna-se cada vez mais difícil reduzir os salários quando começa a não haver salários para reduzir. Prevejo a obrigatoriedade de cada cidadão oferecer dois litros do seu sangue ao governo. O suor já levaram todo.
.
Ricardo Araújo Pereira, in Visão 21 de Outubro de 2010

No comments: