Sunday, August 7, 2011

Em tudo na vida...


“Mas, então, como podemos fazer o caminho que vai desde a incapacidade para entender a lógica dos factos até à capacidade para nos distanciarmos e de uma forma clara perceber que atitude assumir? Repare que utilizei a palavra distanciamento. E essa é uma boa forma para entendermos este processo. Quando estamos muito próximo de um muro, é difícil ver o que está atrás dele. Mas se nos afastarmos, é como se ele se tornasse mais baixo e já conseguimos ver mais longe. Ver mais é aqui a palavra-chave. Ver mais do que aquilo que estamos a sentir. Conseguir colocar-se «numa posição» que permita olhar a nossa vida como se se tratasse da vida de outra pessoa. Criar este processo é o que os psicólogos chamam «construir consciência». A consciência é como se tivéssemos criado uma outra pessoa dentro do nosso próprio corpo e, quando temos de tomar decisões, então essa outra pessoa, que somos ainda nós, age como um conselheiro.”

Joaquim Quintino Aires, in O Amor é uma Carta Fechada


3 comments:

Um brasileiro said...

ola. tudo blz? estive aqui dando uma olhadela. muito legal. gostei. apareça por la. abraços.

reflexão said...

E como precisamos de bons conselheiros hoje em dia. Tudo mostra que o interior das pessoas precisa de conselheiro a altura do milagre da vida!

Barbapires/Jornal said...

gostei do blog, mas o fundo vermelho me impede de continuar, força a minha vista desculpe. gostei do devemos deixar partir, tanto na morte qto na separação.tornaria tudo mais fácil.
fátima helena.