Saturday, December 29, 2007

Faltam dois dias



A dois dias de entrar em vigor a nova lei anti-tabaco, deixo um testemunho, na primeira pessoa, de uma ex-fumadora.

Fumei durante catorze anos. Fumava cerca de um maço por dia. Vinte cigarros. Vinte! E, em dias de mais trabalho e, ou, mais stress a tolice era crescente… lá queimava mais uns quantos cigarros!
Um dia decidi. Queria deixar de fumar.
Informei-me. Preparei-me. E, quando estava certa do gesto que iria tomar, procurei ajuda. Fiz auriculoterapia (acupunctura auricular).
Desta forma, separei-me dos cigarros, do vício e, do companheirismo – que gozava, ou pensava que gozava –, desses anos. Ganhei saúde e liberdade. Hoje sou mais responsável por mim e pelos outros. Os efeitos nefastos do tabaco, para a saúde do próprio consumidor são vastamente comprovados e conhecidos. Mas, também o são, ou são-no da mesma forma, para quem não escolheu inalar substâncias cancerígenas, que recebe, sem pedir, sem escolher, duma mesa ao lado da sua, num café perto de todos nós.
Já lá vão 9 anos sem pegar num cigarro, desde o dia 9 de Outubro de 1998.
Sou defensora, na generalidade, desta nova lei. Incomoda-me muito estar a almoçar, a tomar café e gulosamente desfolhar um livro, ou simplesmente, circular descontraidamente num Centro Comercial e, inalar o fumo do cigarro expelido de uns pulmões, seguramente, doentes. Também me incomoda ver os mais jovens e até crianças assistirem a estes comportamentos, dos mais crescidos, e assim, aceitá-los como regra! NÃO É! Tal como me incomoda, estar num ambiente fechado e cheio de fumo. Incomoda, e faz-nos mal!
Sinto dor e arrependimento, hoje, quando penso que durante catorze anos, eu própria, fui egoísta e irresponsável, com o comportamento de fumadora. Estava desacordada!
.
Comigo RESULTOU! E consigo?
RESULTARÁ! Assim o queira.


3 comments:

Rita said...

Também eu concordo com a nova lei anti-tabaco.
Um abraço solidário e a maior força do mundo para todos aqueles que com a nova lei, vêem chegar um bom pretexto para deixar de fumar.
Beijinhos.

Anna said...

É já amanhã...Ai meu Deus...!
Dás-me um pouquinho da tua força e coragem?
Beijinho

Anonymous said...

É preciso coragem e determinação. O que não está ao alcance de todos.

Bjinhos,

JMC